quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Biblioteca Escolar e os seus recursos ao serviço do currículo e dos programas


O Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, no Domínio A - Apoio ao Desenvolvimento Curricular, foi testado durante este ano lectivo nesta Biblioteca .
A testagem do referido modelo, implicou a recolha de evidências ao nível da Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas e os Docentes e da Promoção da Literacia da Informação.Foram aplicados inquéritos a alunos e docentes e obtiveram-se alguns resultados. Constatou-se que era importante realizar formação de utilizadores da BE, para tornar A Biblioteca Escolar Centro de Aprendizagem.
Assim surgiu a necessidade de realizar uma sessão de formação A BIBLIOTECA ESCOLAR E OS SEUS RECURSOS AO SERVIÇO DO CURRÍCULO E DOS PROGRAMAS - caminhos para o desenvolvimento de competências de Literacia da Informação.

Agradeço à Drª Margarida Costa a sua disponibilidade para a dinamização deste Workshop, durante o qual nos proporcionou momentos de reflexão e incentivou ao desenvolvimento de trabalho colaborativo.
Para terminar ficou um desafio: elaborar um modelo de pesquisa para a escola, a implementar durante o próximo ano lectivo.


Actividade 1
Trabalho de grupo - planificar um tema ou conteúdo programático, potenciando as aprendizagens com recurso à BE...

Momento de partilha durante o almoço.

Muito obrigada Margarida!

1 comentário:

Guida disse...

Eu é que agradeço a forma calorosa e simpática como fui recebida... É (infelizmente) surpreendente encontrar um conjunto de professores que, no final de um extenuante e conturbado ano lectivo, esteja disposto a "gastar" um dia do seu tempo para reflectir em conjunto e perspectivar de forma colaborativa a mudança. A semente ficou... Agora, com a liderança da Zélia e da sua dinâmica coordenadora de escola, estou certa de que vão todos crescer!
Boas e merecidas férias para todos!!