quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Estação do Livro - O Galo de Barcelos


video
Ontem tivemos mais uma atividade no âmbito da Estação do Livro 2012. Desta vez foi uma proposta da Biblioteca Municipal do Seixal, que nos trouxe o ateliê a Lenda do Galo de Barcelos -Escrita com penas. 
Os alunos do 4ºD participaram com muito entusiasmo e os resultados foram muito interessantes.
Pretendia-se com este ateliê que os alunos conhecessem a Lenda do Galo de Barcelos, recriar a decoração do galo de Barcelos e possibilitar aos alunos a utilização da pena como utensílio de escrita.

O Galo de Barcelos é uma figura do artesanato português que se tornou símbolo de uma região e de Portugal.

Tradicionalmente, é um galo feito em barro e decorado com corações vermelhos, pintas e flores de várias cores, distribuídas em fundo preto, tem uma crista vermelha serrilhada e uma grande cauda circular muito vistosa, umas patas pintadas a amarelo sobre uma campânula azulada, um bico amarelado e uns olhos vermelhos grandes e circulares.


Escrita com penas:


 A pena começou a ser utilizada como instrumento de escrita por volta de 500 a.c..
As penas podiam ser de ganso, cisne, peru, corvo, águia, coruja ou falcão. As que mais se utilizavam eram as de ganso, as mais caras e daí serem utilizadas em documentos importantes e em ocasiões especiais as de cisne.
Para funcionarem melhor, a ponta era afiada e com uma fenda do lado esquerdo ou do direito, conforme se queria escrever de forma mais grossa ou mais fina.





Sem comentários: