sábado, 19 de outubro de 2013

I Encontro das Bibliotecas Escolares de Almada

1º Encontro de Bibliotecas Escolares do Concelho de Almada

“A biblioteca da minha escola, a biblioteca da tua escola ... a nossa rede", foi o mote para o 1º Encontro de Bibliotecas Escolares do Concelho de Almada, promovido pela Câmara Municipal de Almada, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, que se realizou o no Auditório Fernando Lopes Graça nos dias 17 e 18 de Outubro.

Foi divulgado o caminho percorrido pelas bibliotecas escolares e pela biblioteca municipal neste concelho. Refletiu-se sobre a promoção da leitura e sobre os desafios que atualmente se colocam às bibliotecas escolares e aos professores bibliotecários, na generalidade. 
Foram três as conferências temáticas: "Mundo Digital: desafios para as bibliotecas" - José Afonso Furtado; "Como se cresce leitor" -João Costa da Universidade Nova de Lisboa e Manuela Silva da RBE; "Desafios para o futuro das Bibliotecas Escolares" -Ross Todd da Rutgers University, New Jersey.

No painel de boas práticas: "Como se cresce leitor" foram divulgados alguns dos projetos desenvolvidos nas bibliotecas escolares de Almada.
No painel: "Novas formas de ler e aprender, do local ao global": A presença das BE nas redes sociais - João Paulo Proença; O desafio da leitura digital na BE - Carlos Pinheiro e a Ética da informação - Ana Roxo e Maria do Rosário Duarte.
Para terminar Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela “Brincaram com coisas sérias” e divertiram os presentes.

Foi um encontro bem organizado e com muita qualidade. 

Sem comentários: