quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pilhas de livros

A EB1/JI do Alto do Minho foi uma das escolas vencedoras do Concurso Pilhas de Livros 2008.

Uma parte do prémio, no valor de 1000€ em livros recomendados pelo do Plano Nacional de Leitura, foi-nos entregue ontem no Modelo – Bonjour do Laranjeiro em Almada.

Aguardamos entretanto a chegada dos outros livros, que se encontram de momento esgotados.

O objectivo do Projecto Pilhas de Livros é o de fomentar os hábitos de leitura dos mais novos, num programa associado à sensibilização de todos para a necessidade de reciclar, promovendo a reciclagem de pilhas usadas.

Foram milhares as pilhas recolhidas pelos nossos alunos, familiares e professores, entregues no Modelo.

Este projecto do Modelo, que conta também com a colaboração da Ecopilhas, Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, demonstra a importância de empresas privadas em fomentarem junto das crianças a necessidade de defender o meio ambiente através da reciclagem e ao mesmo tempo contribuir para aumentar o gosto pela leitura. De referir que esta iniciativa do Modelo é responsável por 20% da recolha de pilhas em Portugal.

Isabel Alçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, do Ministério da Educação, sublinha que “é de extrema importância a união de esforços entre o Estado e as empresas privadas, como é caso do Modelo, de forma a conseguir, através de projectos específicos, estimular o gosto pela leitura junto das crianças portuguesas”.

A selecção da escola vencedora é feita em conformidade com o maior número de pilhas entregues e o número de alunos participantes.

Atenção!

Já estamos a recolher pilhas para o concurso Pilhas de Livros 2009.

A Biblioteca Escolar a todos agradece.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PRÉMIO DE MÉRITO ATRIBUÍDO A UM PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO

O Prémio de Mérito Inovação, na segunda edição do Prémio Nacional de Professores, foi atribuído a Carlos Pinheiro, coordenador do Centro de Recursos Educativos na Escola Básica 2, 3 Padre Alberto Neto, em Rio de Mouro.
Parabéns Carlos!


Este prémio coloca em evidência professores que introduzam métodos inovadores de ensino na sua prática educativa. Para saber consulte:
http://www.min-edu.pt/np3/2856.html




Sara Rodrigues na BECRE



Hoje Sara Rodrigues, escritora do livro "Os Miaus" esteve na Biblioteca para um encontro com os alunos do 2º ano, que leram o livro em sala de aula e fizeram trabalhos que encantaram a autora.
No final realizou-se uma sessão de autógrafos.

Este livro infantil é uma adaptação livre da obra “Os Maias” de Eça de Queirós que pretende fazer uma primeira abordagem à história que faz parte da leitura obrigatória dos alunos do secundário.

Os nossos alunos gostaram muito do livro.
E realizaram trabalhos interessantes.
Um aluno num bocadinho de tijolo, encontrado no recreio fez um desenho para oferecer à autora...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Encontro com o Escritor José Fanha


Os encontros de escritores com o público infantil, em escolas e bibliotecas, constituem uma das
actividades de promoção de leitura mais frequentes nos dias de hoje. No passado dia 21 de Novembro, na BECRE da EB1/JI – Alto do Moinho, realizou-se um encontro com o escritor José Fanha na presença dos alunos do 4ºano que lhe prestaram uma homenagem cantando um dos seus poemas do livro “Cantigas e cantigos”, musicado pela professora da AEC de música Simone Fragoso. Estes alunos, com a orientação dos seus professores, analisaram alguns textos da sua obra e realizaram trabalhos de expressão plástica e de expressão escrita inspirados nas histórias do autor. Assim, os alunos do 4º ano seleccionaram “A noite em que a noite não chegou”, “Cantigas e cantigos”, “Zulaida e o poeta e outras histórias”, “O dia em que o mar desapareceu” e “O dia em que a Mata ardeu”.A maioria destes trabalhos teve um lugar de destaque na biblioteca, onde foram expostos de modo a criar todo um ambiente de boas-vindas ao autor.
No decorrer do encontro, José Fanha, começou por dizer que a Escola era especial, na medida em que o poeta referiu que esta era “Uma Escola com Alma”.

Depois de feita a homenagem, foi a vez de José Fanha celebrar o seu público que esperava, com alguma ansiedade por ouvir as suas histórias. Cumprimentou os presentes com dois poemas de Cécilia Meireles; As Meninas, A Língua do nhem a estes seguiram-se alguns excertos do livro “O Diário de um Rapaz já Crescido” e um poema do livro “Cantigas e Cantigos”. De seguida, contou a história do seu mais recente livro “Os sapatos do Pai Natal”.

O público estava atento e ansioso para colocar as questões que tinham preparado, questões essas, às quais José Fanha respondeu de forma atenciosa e entusiasta deixando escapar alguns segredinhos.

Para finalizar, sem pretendendo um adeus que nos distancie, deu-se a sessão de autógrafos, levando cada um de nós, consigo, um mimo para casa.

Mara Pena, mestrando em Promoção e Mediação da Leitura, pela ESE João de Deus.

E-mail : marasusana8@gmail.com

domingo, 23 de novembro de 2008

Preparar visitas de Estudo na BECRE












Na Biblioteca da nossa escola para preparar as visitas de estudo ao Pavilhão do Conhecimento, fizemos uma viajem virtual, pelo site www.viamichelin.pt ,
e através do programa Google Earth.
Iniciando o nosso caminho na escola e terminando no Pavilhão. Observámos o nosso Concelho do Seixal, os seus limites, concelhos que fazem fronteira.Identificámos a escola, a auto-estrada e outros espaços conhecidos dos alunos.
Descobrimos o distrito de Setúbal. Passámos a ponte 25 de Abril e entrámos em Lisboa, continuámos por Alcântara fazendo a viajem junto ao rio Tejo até chegarmos ao Parque das Nações.

Quando chegámos ao Pavilhão, fizemos uma visita virtual em http://www.pavconhecimento.pt observando a sua arquitectura exterior e percorremos os diferentes espaços de exposição e módulos.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estação do Livro 2008


Iniciou-se ontem nas escolas do concelho do Seixal e decorrerá é ao dia 28 de Novembro mais uma iniciativa "Estação do Livro", que este ano se dedica à temática Raízes. Durante estes dias toda a comunidade escolar vai estar envolvida em actividades de animação e promoção da leitura. A iniciativa é organizada desde 2002 pela Biblioteca Municipal em colaboração com as escolas do concelho.

Os alunos vão poder participar em actividades como os contos tradicionais, a leitura encenada, as palestras, os workshops e ateliês dedicados à temática ou nos jogos interactivos organizados para o efeito.

Para o Alto do Moinho estão agendadas as seguintes actividades:

  • Mimo Zé Primavera- A atenção dos mais novos volta-se unicamente para o Mimo, que sem palavras e com poucos sons, transmite a mensagem que pretende deixar ficar…agora e pelos anos que hão-de vir;
  • Contos e Cantos -Celina Pereira fala da tradição, da cultura, da música e dos hábitos da terra onde nasceu: Cabo Verde. Reside em Portugal há 34 anos, onde recria as tradições antigas da sua terra, reinventando histórias para adultos e crianças;
  • A Caixa, de Sérgio Godinho Leitura encenada por Susana Filipe.
  • Ateliê Experimentar Para Saber- dinamizado por Carmo Bento -Jogos interactivos de carácter científico/experimental com vários materiais, como por exemplo, o poder da atracção através dos ímanes (o que acontece quando um imane se aproxima da bússola...). O objectivo é o chamar a atenção das crianças para os livros de carácter científico: que são uma grande ajuda para o desenvolvimento da matemática, do português e do estudo do meio, através da observação, experimentação, comunicação e registo;
  • Um Conto na Floresta -Luís Macedo-Animação interactiva onde os participantes concretizam a montagem de uma história original. Criar e construir instrumentos musicais/objectos sonoros, através da utilização de materiais recicláveis. Estimular a criação musical em grupo. Dramatizar contos tradicionais;
  • Em Busca do Melhor Lar- associação Acrescer -Conjunto de duas actividades em que o grupo poderá construir o que considera ser a melhor casa, podendo posteriormente, com base em algumas regras, recheá-la de forma a torná-la um local de bem-estar. Para tal, é construída uma pequena maqueta da casa materializando as relações que lá se vivem, a qual irá reflectir a casa que cada um.
  • Pinóquia - grupo Animateatro- www.animateatro.pt

“RAÍZES”






Finalmente ficou pronta a “maleta pedagógica RAÍZES", com a preciosa colaboração da professora Mara Pena e seguiu para uma exposição “Em Rede”, no Fórum Municipal do Seixal, patente até ao final de Novembro.

Tem por objectivos desenvolver actividades de animação do livro em rede, preservar as nossas tradições culturais, promover a identificação do aluno com as nossas “raízes culturais”.

A maleta contém livros de histórias tradicionais portuguesas, de Alice Vieira, António Torrado, Alexandre Parafita e António Viale Moutinho.

Livros de recolha de jogos tradicionais, de adivinhas, de trava-línguas, lengalengas e provérbios.

Está apetrechada com alguns materiais para dinamizar actividades: fantoches, material para jogos tradicionais e jogos com cartões de adivinhas e provérbios.

Possui ainda fichas de sugestões de actividades e enquadramento teórico.





quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Integrar a BE nas práticas docentes

Realizou-se ontem dia 10 de Novembro na BE da EB1/JI do Alto Do Moinho um conselho de docentes onde, com recurso a uma apresentação em PowerPoint foram abordados diversos assuntos, relacionados com a nossa Biblioteca Escolar:

  • A BE como espaço organizado e gerido com o apoio de todos;
  • A BE como centro de aprendizagem;
  • A BE como um recurso integrador do currículo do 1º ciclo
  • A BE instrumento indispensável no processo formativo global dos alunos, em particular no apoio ao desenvolvimento das áreas curriculares e das literacias;
  • A articulação da BE com a área do Apoio ao Estudo;
  • Partilha de fundos documentais /Requisição interescolas;
  • Horário de utilização autónoma pelos docentes com os alunos;
  • O regimento da biblioteca escolar;
  • Alterações ao Jornal Escolar - “O Pequeno Moinho”;
  • Para terminar foi finalmente apresentado o blogue da BE.

Esta reunião esteve agendada por várias vezes durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, tendo sido adiada devido à premência de outras reuniões a nível do Agrupamento.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Actividades no mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Conhecer/ relembrar a BE/CRE

Sessão de recepção a cada turma, para conhecer/relembrar as regras, a organização, Incentivar a leitura e divulgar a BE/CRE.

Hora do conto:

“A menina que detestava livros” de Manjusha Pawagi

A menina que detestava livros, obra de estreia da indiana Manjusha Pawagi, é uma narrativa cujo tema anda à volta do gosto (ou da falta dele) pelos livros e pela leitura. Mina, a protagonista, detesta livros exactamente porque vive rodeada deles. Contudo, quando as personagens das histórias infantis acidentalmente saem dos livros a que pertencem, a menina vai ter que as ajudar, descobrindo a sua origem. Narrativa metafórica sobre a descoberta do prazer da leitura, o livro conta ainda com ilustrações que dão conta a forma como as personagens lidam a presença dos livros nas suas vidas, representando os momentos cruciais da intriga de final feliz.
Leitura em voz alta para os alunos da pré, do 1º ano e do 2º ano de escolaridade


“Ler doce Ler” de José Jorge Letria

Verdadeiro elogio aos livros e à leitura, o texto de José Jorge Letria parece funcionar como homenagem do autor a um dos seus grandes prazeres. Através do texto poético e das suas principais características (rima, ritmo, paralelismos, jogos de sonoridades) é recuperada uma história pessoal dos livros e da leitura, dando conta dos elementos que os integram, das personagens que os habitam, dos cheiros e da magia que os percorrem, assim também como daquilo que eles proporcionam a quem se deixar seduzir. As ilustrações de Rui Castro, fiéis ao estilo e linguagem do autor, captam os principais elementos simbólicos associados ao livro, recriando os mundos possíveis que cada livro pode criar e sugerir. Leitura em voz alta para os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade

  • Iniciámos a Requisição domiciliária com novos Cartões de Leitor para todos os alunos.

  • O “Clube de Leitores" com as duas turmas do Jardim de Infância também começou e os sacos com os livros já circulam pelas casas dos nossos leitores mais pequenos.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dia da Biblioteca Escolar















No dia 27 de Outubro para comemorar o
Dia da BE e inserido nas comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, os alunos escreveram, desenharam e deram nome ao logótipo.
Deram opiniões que traduzem o carinho e o valor que sentem pela BE da sua escola.