A Exposição Itinerante da Biblioteca Municipal do Seixal Ver e Olhar: um percurso para uma literacia do olhar…esteve na nossa escola de 7 a 19 de Dezembro. Foi a primeira vez que recebemos uma exposição itinerante.
O período para procedermos à sua montagem,foi muito curto não tendo sido fácil, dada a natureza dos materiais envolvidos e as condições que tínhamos no ginásio da escola, para expor os 36 painéis que a constituíam.
Mesmo assim, as 20 turmas tiveram visita orientada e foi com muito interesse que fizeram muitas descobertas nas obras expostas e que ouviram nomes como Salvador Dali, Pablo Picasso, Paula Rego,Velasquez, Paul Gaugin, Almada Negreiros...
Mas mais do que os nomes dos seus artistas, a leitura que fizeram das obras:o autoretrato do pintor, a representação da guerra,o inferno, o ciclista, o circo, as estações do ano,como um quadro com um quadrado preto é uma obra de arte, quadros de várias épocas onde o tema é a leitura...
Quadros com sons (imaginados)...quadros onde as pessoas estavam alegres ou tristes...
No primeiro dia contei com a excelente colaboração da Drª Susana Filipe,que passou o dia connosco e conduziu as primeiras vistas das turmas, tendo-me ensinado a Ver e a Olhar os quadros expostos e a melhor maneira de guiar as turmas ao longo da exposição.
Os alunos mostraram-se muito interessados e realizaram alguns trabalhos a partir da visita.
Gostaria que a inicitativa tivesse tido mais impacto ao nivel das famílias dos nossos alunos, mas no mês de Dezembro existem outras solicitações que se prendem com a quadra natalicia.
No entanto não deixo de salientar que apesar de ter sido um esforço muito grande, dado o elevado número de turmas, e o pouco tempo de permanência da exposição, foi gratificante ver o interesse dos alunos, para muitos o primeiro contacto com uma exposição de arte.
Ao longo da visita referiram que não costumam visitar museus ou exposições de pintura.
Incentivei-os e sugeri-lhes para lembrarem aos pais a visita a Museus como "A Casa das Histórias", "O Museu do Chiado", "O Museu de Arte antiga"...
Sem comentários:
Enviar um comentário