O Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura,assinalaram mais um início de ano lectivo com a oferta de um livro,aos alunos do 1º ano de escolaridade, associando o gosto pela leitura à entrada no novo ciclo de escolaridade.
A Biblioteca Escolar procedeu à entrega dos livros aos novos alunos, nas reuniões de pais realizadas pelos professores nas suas turmas, distribuindo também os cartões de leitor.
A entrada no 1º ano de escolaridade é um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, sendo desejável que fique associada à leitura e ao prazer de ler.
Ler, por quê?
Através de um livro, a criança começa a…
. Adquirir conhecimentos;
. Saber interpretar bem;
. Usar um vocabulário mais rico;
. Escrever melhor, sem erros;
. Falar melhor;
. Comunicar bem;
. Desenvolver a criatividade e imaginação;
. Alargar horizontes.
Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.
Ensinar a ler é tarefa da escola. É, aliás, uma das suas missões essenciais,mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes.
Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno.
Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros, a aprenderem a ler e a lerem cada vez melhor.
As Crianças e os livros
O simples gesto de ler uma história ao seu filho poder ter um significado muito especial.
Não se admire se um dia mais tarde ele lhe recordar esses momentos da sua infância em que o colocava no colo e lhe abria as portas para um mundo mágico…Um mundo que estimula a imaginação, desenvolve o vocabulário e estimula a aprendizagem. Muitas vezes, o desinteresse dos mais novos pela leitura prende-se com o facto de terem tantas alternativas e ninguém ter a preocupação de mostrar a importância e um significado de um livro.
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