As turmas do 3º ano de escolaridade participaram nas sessões Educar para a Cidadania: Os
Direitos da Criança – Vamos tecer uma rede de afectos?, promovidas pelo Instituto de Apoio à Criança em articulação com a Biblioteca Escolar e dinamizadas pela prof. Cláudia Outeiro.
Pretendia-se com estas ações projectar infâncias conhecedoras dos seus
Direitos e Deveres, para que se possam apropriar deles à luz dos seus
contextos de vida e dar
a conhecer a Declaração Universal dos Direitos da Criança/Convenção sobre
os Direitos da Criança (CDC), de uma forma simplificada.
Durante as duas sessões realizadas com cada turma, foram desenvolvidas atividades, que permitiram aos alunos conhecer de uma forma lúdica, além dos Direitos das Crianças, os diferentes grupos existentes na sociedade e tomar consciência de preconceitos; compreender a importância de proteger e ser protegido; perceber a identidade individual, promovendo o respeito pelas
diferenças individuais; distinguir o que é essencial existir numa casa para se viver/sobreviver
com dignidade; sentir as dificuldades de uma criança deficiente; aprender a valorizar a importância da família e o respeito entre os seus
membros; reconhecer a importância da escola na construção da pessoa e compreender por que razão algumas crianças não vão à escola; estimular a vontade de ajudar quem precisa; compreender que todas as crianças têm os mesmos direitos e por último, fomentar a cooperação/solidariedade entre as pessoas.
Estas sessões tiveram bastante impacto nos alunos, pois foram abordados assuntos que lhes interessam e que são essenciais para a sua formação.
Opinião dos alunos do
3º A sobre a atividade:
O que achas-te e aprendeste na sessão
sobre os “Direitos da Criança?
(3ºB)
Sem comentários:
Enviar um comentário