Muito se tem escrito e dito sobre a importância dos professores, educadores e bibliotecários no desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura nas crianças e jovens. No entanto, o papel da família torna-se também fundamental, não só no acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita, mas no fazer despertar na criança o gosto pelo livro desde a mais tenra idade.
- Torne a leitura uma prática em casa: deixe que os seus filhos o vejam ler.
- Arrume os livros em lugares acessíveis: deixe que eles mexam nos seus livros, mesmo que não os saibam ler.
- Leia-lhes livros em voz alta: as crianças aprendem a ler por ouvirem ler bem.
- Se o seu filho pequenino pedir para lhe ler sempre o mesmo livro, faça-o, mesmo que isso o aborreça a si: a repetição ajuda-os a adquirir memorização e a noção de sequência.
- Encontre tempo para a leitura no dia-a-dia familiar – crianças que lêem pelo menos meia hora por dia serão potenciais bons leitores.
- Leve-os à biblioteca municipal da sua região: nela encontrarão actividades ligadas ao livro e à leitura, exposições e um sem-número de livros para toda a família.
- Entre com os seus filhos nas livrarias como entra em outras lojas.
- Compre ou requisite sempre livros adaptados à idade dos seus filhos — peça conselhos aos bibliotecários e aos livreiros.
- Nos aniversários dos amiguinhos, ofereça livros: os seus filhos perceberão que o livro pode ser um objecto de prazer.
OS LIVROS, A BIBLIOTECA E A FAMÍLIA
O livro deve ser descoberto com a ajuda dos adultos, que conhecem o significado das palavras, que ajudam a interpretar uma imagem, que chamam a atenção para uma determinada cor.
Os pais são, juntamente com os filhos, os protagonistas da leitura. Ninguém pode substituir a voz dos pais e os seus gestos face ao livro.
OS LIVROS
Não há dois livros iguais. Cada livro é diferente do outro e abre novas possibilidades para se falar com os filhos.
Os livros escolhem-se, folheiam-se; podem repetir-se muitas vezes, até que fiquem bem gravados na memória e não se esqueçam nunca mais.
Os livros não se esgotam numa primeira leitura; pode-se sempre voltar a eles e redescobrir um gesto, uma cor ou o som de uma palavra.
A BIBLIOTECA
Há dias em que nos apetece mais estar entre os livros, outros menos. Não há horas, não há meias horas. Deve ser um tempo de prazer, não de cansaço.
A biblioteca é uma sala de leitura, mas também um local de empréstimo de livros. É um espaço partilhado com outros leitores, com funcionários, com bibliotecários. É importante que as crianças vão conhecendo também a dinâmica da biblioteca e nela participe.
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