A Estação do Livro 2010 decorre de 15 a 26 de Novembro na Biblioteca Municipal e na Rede de Bibliotecas Escolares do Seixal e este ano o tema é "Representações".
A Estação do Livro é época de livros, de pensar em livros, de falar de livros, de comprar livros e de lhes dar um espaço mais relevante na comunidade, fazendo das bibliotecas escolares espaços vivos e cheios de actividades. Fonte: Biblioteca Municipal do Seixal
Actividades itinerantes que decorrem na nossa Biblioteca Escolar:
O Cotãzinho Cor-de-Rosa
Oficina de Expressão Dramática
Associação Gato que Ladra
Destinatários: alunos do pré-escolar - sala da amizade
Partindo do livro O Cotãozinho Cor-de-rosa, de Daniel Barradas e Carla Pott, os participantes irão descobrir um mundo onde a diferença é encarada como algo valioso e precioso.
Cada criança descobre e constrói o seu cotãozinho, mas com uma regra: este não pode ser cor-de-rosa! Elaborando o cotãozinho com diferentes materiais, serão obrigados a inventar uma história individual para cada um deles, de modo a justificar a cor, forma e mistura presentes no mesmo.
Representações dos Sentimentos
Mundo Brilhante
Destinatários: 4ºA, 4ºB, 4ºC e 4ºD
Quem sou eu? Uma divertida forma de me conhecer melhor para me tratar e defender melhor.
Representação Numérica: Jogos de curiosidades e adivinhas
Equipa de Animação da Biblioteca Municipal do Seixal
Destinatários: 3ºD
A partir do livro “Versos quase matemáticos” de Pedro Messeder, editora Pé de Página, as crianças vão participar em jogos de movimento e na descoberta da solução de enigmas, curiosidades e adivinhas matemáticas.
Um Conto na Floresta
Luís Macedo
A partir do livro “Versos quase matemáticos” de Pedro Messeder, editora Pé de Página, as crianças vão participar em jogos de movimento e na descoberta da solução de enigmas, curiosidades e adivinhas matemáticas.
Um Conto na Floresta
Luís Macedo
Destinatários: alunos do pré-escolar - sala da alegria
Criar e construir instrumentos musicais/objectos sonoros, utilizando materiais recicláveis. Estimular a criação musical em grupo. Dramatizar contos tradicionais.
Leitura encenada da história “As rãs que pediram um rei”
Equipa de animação da Biblioteca Municipal do Seixal
Criar e construir instrumentos musicais/objectos sonoros, utilizando materiais recicláveis. Estimular a criação musical em grupo. Dramatizar contos tradicionais.
Leitura encenada da história “As rãs que pediram um rei”
Equipa de animação da Biblioteca Municipal do Seixal
Destinatários: 1ºA e 1ºB
Fábula adaptada de textos de Esopo, La Fontaine, Bocage, entre outros, que nos conta a história de uma comunidade de rãs que, cansadas de viver sem Rei, pediram a Júpiter um soberano, como tinham muitos outros animais. Júpiter rindo-se desta petição, lançou um madeiro no meio da lagoa. A actividade pretende estimular nas crianças o gosto pelo livro e pela leitura, e permitir ouvir e participar na leitura dos textos
Fábula adaptada de textos de Esopo, La Fontaine, Bocage, entre outros, que nos conta a história de uma comunidade de rãs que, cansadas de viver sem Rei, pediram a Júpiter um soberano, como tinham muitos outros animais. Júpiter rindo-se desta petição, lançou um madeiro no meio da lagoa. A actividade pretende estimular nas crianças o gosto pelo livro e pela leitura, e permitir ouvir e participar na leitura dos textos
Actividade a decorrer na E. B. 2, 3 de Pinhal de Frades
Ploc, a Borboleta
Alunos da E. B. 2, 3 de Pinhal de Frades
Destinatários: 2ºD e 2ºE
Uma fábula musical, onde uma jovem e doce borboleta - a Ploc, apaixo-na-se por um belo, mas arrogante Louva-a-Deus. Este acredita pertencer a uma espécie superior e trata a pobre Ploc com desdém e altivez. Mas não é só! Dois estranhos caçadores, que de humanos pouco têm, tentam, de forma dissimu-lada, capturar a pobre Borboleta!
Contudo, no fim, o melodioso canto de Ploc faz-se ouvir mais alto, conquis-tando o seu amor e afugentando do seu bosque a ameaça humana! O Bem, uma vez mais, conseguirá triunfar sobre o Mal...
Sem comentários:
Enviar um comentário