Convidei para aplicação experimental, de uma atividade do Kit
Educativo Compreender a Terra através do Espaço a professora do 2ºA, Fátima Soares. O desenvolvimento de trabalho
colaborativo na área da ciência, com esta colega já vem de há muitos anos, mesmo antes da escola
possuir laboratório.
A Fátima mostrou interesse em trabalhar a unidade temática “Luz e escuridão”.
Escolhemos o dia possível dentro da programação da turma e decidimos utilizar a
Biblioteca Escolar(BE) e o Laboratório para desenvolver as atividades, por fim
organizámos os materiais necessários.
Na Biblioteca Escolar:
Ficha1-
Luz e escuridão
1-
Iniciámos a atividade na (BE), com os alunos curiosos e entusiasmados, porque
iriam ter surpresas. Utilizámos a metodologia Inquiry Based Science
Learning (IBSL), tendo-lhes colocado a Questão-Problema:
“O
que é a escuridão?”.
· É
uma coisa preta, muito negra mesmo.
· É
a noite, quando desligamos a luz.
· Quando
estamos no meio do mar, não vemos luzes é muito escuro mesmo.
· É
uma coisa que nós não vemos, não conseguimos ver nada. Só vemos preto.
· Quando
estamos na “casa do terror” está muito escuro não vemos nada.
· Pode
ser de noite e as luzes estão apagadas.
· É
um sítio onde não há absolutamente luz.
· Quando
se apagam as luzes todas fica completamente escuro.
· (...)
2-
Seguiu-se depois a leitura em voz alta do livro “Uma noite caiu uma estrela” de
David Machado, com ilustrações de Paulo Galindro. O livro é uma pequena
maravilha, uma história que se lê com prazer, com ilustrações fabulosas a preto
e branco, é um livro que embora com um aspeto escuro emana uma luz especial . Como
muitas histórias, também esta começa com aquelas três palavras que juntas
formam quase uma canção: “Era uma vez um rapaz chamado Óscar que tinha medo
de quase tudo.”(...) Um dia, enquanto pescava solitariamente e pensava nestas e
em todas as coisas que gostaria de fazer se não fosse tão medroso, o impensável
aconteceu: uma estrela caiu do céu, aterrando a poucos metros do lugar onde se
realizava a pescaria noturna. (...)
As
ilustrações de Paulo Galindro são muito expressivas e por vezes aterrorizantes,
salpicadas por um vermelho que se cola às palavras assustadoras e aos olhares
ferozes, guiadas por um belo bailado entre a escuridão e a luz, construindo um
clima crescente de tensão(...)
A
turma voltará à leitura deste livro no próximo ano como motivação para a
unidade temática “Uma viagem através do sistema solar”, inserida no currículo
do 3º ano de escolaridade na disciplina de Estudo do Meio.
Terminada
a leitura e a visualização das imagens resolvemos colocar mais algumas Questões
Problema:
1 -
“Podemos apanhar uma estrela com a nossa mão?”
· Não
podemos apanhar uma estrela com a mão, porque ela está muito alta.
· Não
podemos apanhar, porque elas estão muito quentes.
· Não
podemos apanhar uma estrela na montanha com escadotes, malas, bicicletas...isso
é uma história!
· Com
um foguetão podemos apanhar uma estrela! Elas são filhas do céu. Elas pertencem
ao céu.
· Não
podemos apanhar uma estrela, porque elas são planetas muito pequenos.
(...)
2-
As estrelas podem cair?
· Com
ar podem.
· As
estrelas cadentes podem cair.
· As
estrelas não podem cair porque flutuam no espaço. Estão presas no espaço com o
ar.
· Não
podem cair por causa da gravidade do espaço. Depende, se estiverem próximas
podem cair.
· Não
caem, mas eu não sei porquê...
· Não
podem cair porque têm de estar no espaço a dar luz e iluminar os humanos.
· Não
podem cair porque iluminam os extraterrestres.
· Não
caem por causa da gravidade... de ano a ano passa uma estrela cadente.
· (...)
3-
Sabem o nome de alguma estrela?
· Ursa
maior.
· Estrela
cadente.
· O
sol. É ele que nos faz ter luz de dia.
· (...)
Nas
respostas às questões colocadas aos alunos, usando a metodologia IBSL, ficámos
com uma ideia sobre os seus conhecimentos sobre vários assuntos, que poderão
funcionar como ponto de partida para mais atividades na área da ciência,
aplicando o KIT Educativo, Compreender a Terra através do Espaço.
No
Laboratório:
Na
tenda escurecida:
Foi
montada uma tenda no Laboratório da escola, completamente escurecido. Quisemos
também observar a reação dos nossos alunos em ambiente escuro, sem saber o que
ali iriam encontrar.
Em
grupos de quatro alunos de cada vez foram dentro da tenda descobrir através do
tacto, os objetos que lá tínhamos colocado. No regresso colocamos-lhe as
questões:
O
que sentiram ao entrar dentro da tenda?
.
Não senti medo.
. Não tive medo, mas quando senti um objeto
fiquei assustado.
. Senti que ia vomitar porque estava muito
escuro, assustei-me pensei que eram animais...
. Não senti medo, já estava habituado a andar
ás escuras.
. Achei estranho estar uma tenda no
laboratório...
(...)
Que
objetos encontraste dentro da tenda?
Identificaram-nos
todos, os materiais, mas as cores não souberam dizer porque não tinham luz.
Questão
problema:
Há
cores na luz do sol?
· A
luz do sol é amarela.
· A
luz é branca. É a luz do dia.
· Só
quando aparece o arco-íris é que vemos cores!
· (...)
As
cores da Luz
Construção
do espectroscópio.
Foi
elaborado um espectroscópio para cada aluno e no laboratório fomos visualizar
as cores da luz nas lâmpadas do tecto, na luz natural que entra pela janela e
num candeeiro com luz mais forte e mais direta. Foi muito boa a descoberta do
arco-íris através do orifício do espectroscópio, e no teto através da reflecção
da luz que entrava pela janela no CD.
No
final da sessão todos levaram o espectroscópio para casa para experimentarem
com a família e transmitirem as suas descobertas.
Nos
dias seguintes chegaram-nos alguns comentários, bastante
gratificantes das famílias.
2 comentários:
Colaboração, criatividade, resiliência... ensinar a aprender.
Juntas conseguimos. Venham de lá novos desafios.
Vamos ver...o futuro o dirá. Haverá incentivos, valorização, apoios?
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