sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Um novo livro para cada novo leitor


No âmbito do Projecto do Plano Nacional de Leitura“Um novo livro para cada novo leitor”, os pais e encarregados de educação foram convidados para estarem presentes nas sessões de entrega de livros aos alunos do 1º ano, na Biblioteca Escolar durante esta semana.Foi dado enfoque ainda ao grande objectivo do Plano Nacional de Leitura, elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.
Em relação à entrada no 1º ano de escolaridade, realçou-se que é um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, sendo desejável que fique associada à leitura e ao prazer de ler. Embora ensinar a ler seja tarefa da escola, quando a família se dispõe a Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros, a aprenderem a ler e a lerem cada vez melhor. Assim quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno. Nas famílias onde os adultos são leitores as crianças regra geral também o são.

Esta iniciativa foi inserida nas comemorações Mês Internacional da Biblioteca Escolar que estão a decorrer. Foram divulgadas algumas iniciativas da Biblioteca Escolar.

O PNL enviou livros, oferecidos pelo Ministério da Educação, da autoria de Beatrix Potter. Estes livros foram uma boa escolha, pois, caracterizam-se pela edição em pequeno formato, possibilitam uma leitura individualizada por parte dos leitores infantis numa fase inicial da sua aprendizagem. A presença de ilustrações coloridas ao longo da publicação facilita igualmente a leitura ao tornarem a mancha gráfica muito leve.

Foi depois lido um pequeno excerto do livro “A História de Pedrito Coelho”, que nos fala dum coelhinho muito malandro e desobediente, que irá viver uma grande aventura depois de desobedecer à mãe e, contra as recomendações desta, invadir o quintal do Senhor Gregório…
No final da sessão os pais questionaram o facto do livro não ser de um autor português.

Sem comentários: