quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Biblioteca da Tartaruga

Na prova de aferição de Língua Portuguesa, realizada pelos alunos do 4º ano, na 2ª feira dia 18 de Maio, foi testada a competência dos utilizadores da biblioteca escolar numa das questões. A prova continha um excerto de uma fábula do livro Três Fábulas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Fiquei muito satisfeita ao ver valorizada a formação de utilizadores e a aprendizagem na biblioteca escolar.

"A conversa tomara, afinal, o rumo inverso do que a cegonha pretendia. Tanto quisera deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos e acabara fazendo uma triste figura. A outra sabia muito mais do que ela! Isso irritava-a, mas também a enchia de curiosidade. Como é que, sem sair de casa, uma pessoa podia estar tão bem informada? Não resistiu a perguntar. A tartaruga riu-se.
– Como é que eu estou bem informada? É muito simples, cara amiga…
– Então explica.
– Não explico. Vem comigo e verás com os teus próprios olhos. Segue-me!
Lá foram então as duas, uma pela água e outra pelo ar. Depressa chegaram ao destino.
Uma gruta simpática, coberta de algas por fora e muito bem arranjada por dentro. Areia fofa, conchas, búzios e livros. Livros a não acabar mais! Uns de capa dura, outros de capa mole, com desenhos maravilhosos ou quase sem desenhos nenhuns, pequenos, médios, grandes, finos, grossos, delicados, resistentes, mínimos e descomunais!
– O segredo está aqui, na minha biblioteca. Não me desloco, mas viajo pelos caminhos da leitura. Só preciso de óculos, de curiosidade e de imaginação!"

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Três Fábulas

Sem comentários: