sábado, 6 de março de 2010

Gonçalo Pratas na Biblioteca Escolar


Os alunos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade, no âmbito da Semana da Leitura 2010, tiveram um encontro na biblioteca com o autor Gonçalo Pratas.
Os alunos na sala de aula leram o livro de poesia "Canta o galo gordo" e ouviram as canções musicadas pelo Gonçalo Pratas do CD, que acompanha o livro.

Nesta colectânea poética, que é também uma colectânea musical e um exemplar premiado pelas ilustrações de Cristina Sampaio, propõe-se um contacto precoce e contínuo com a poesia cantada/musicada. Tendo como princípio a convicção e a consciência das vantagens que o convívio com esta arte possui ao nível do desenvolvimento cognitivo e afectivo, esta obra oferece um conjunto muito variado quer ao nível temático, quer ao nível da própria música. Sem didactismos, mas tendo como matéria inspiradora alguns dos conteúdos que se aprendem durante o crescimento (como as cores, as estações e os meses do ano ou as partes do corpo, por exemplo), os poemas jogam com as palavras e evidenciam um ritmo muito apelativo. | Sara Reis da Silva (Casa da Leitura - fundação Calouste Gulbenkian)




Os autores quiseram fazer um livro que falasse do que se aprende na escola, dos dias que pontuam a vida (das crianças e dos adultos), que possa acompanhar pais, avós, famílias, professores e crianças ao longo do ano, recorrendo à poesia e à música.
O CD que acompanha o livro contém as poesias musicadas e interpretadas de forma original.
Fonte: Editorial Caminho

Sem comentários: