sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O regresso da Biblioteca Itinerante


Como muitos portugueses da minha geração, tornei-me leitora nas Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, aí tive o meu primeiro cartão de leitor, que ainda deve existir em casa dos meus pais, lá para os lados de Coimbra.
Foi com agradável surpresa que descobri esta notícia no Jornal Oeste Online, onde informava que a partir de Janeiro de 2011 a Biblioteca Itinerante irá percorrer o município do Bombarral, carregada de livros para miúdos e graúdos, numa iniciativa conjunta da autarquia local e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Funciona como extensão da biblioteca escolar e da municipal, o projecto terá o seu fundo documental constituído pelos livros da biblioteca escolar para os alunos dos jardins-de-infância e do 1º ciclo.
O fundo documental tem a mesma classificação e sinalética utilizadas na biblioteca escolar de modo que os alunos ao transitarem ao 2º ciclo,já possuam hábitos de utilização autónoma da biblioteca escolar.
A Biblioteca Itinerante permanece junto dos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo durante todo o dia, permitindo que os docentes possam ali desenvolver actividades com os seus alunos, inclusivamente no âmbito do PNL, uma vez que está equipada com conjuntos de livros para leitura orientada na sala de aula.

Esta feliz iniciativa é uma forma interessante de promover a leitura e rentabilizar meios.

Sem comentários: