quinta-feira, 5 de maio de 2011

...de Joan Miró à Primavera de Vivaldi

No Jardim de Infância, na sala da Amizade,ao longo do segundo período realizou-se uma actividade integradora, em que se procurou a diversificação de meios, técnicas e materiais na vivência de situações artísticas quer de produção musical quer plástica.
A essência e o enquadramento das actividades realizadas eram os processos e as obras dos dois artistas Joan Miró e Antonio Vivaldi.
Das diversas experimentações plásticas e motoras realizadas, tendo a Obra de Miró como ponto de partida, destacamos a participação activa das famílias na pintura de réplicas de quadros à escolha de cada um em caixas de cartão, utilizadas como adereço no Desfile de Carnaval das Escolas da Freguesia de Corroios.

Era chegada a Primavera e pretendendo estimular a ligação à vida, com a arte em comparação expressiva com a realidade do nosso quotidiano, realizaram-se actividades de fruição/apreciação quer da natureza, quer da obra Primavera de Vivaldi. Seguiram-se diversas explorações musicais, plásticas e motoras, que culminaram com diferentes dramatizações ao som da Primavera de Vivaldi, com recurso às réplicas de Miró e a elementos que simulam o vitral (asteriscos, pontos, flores, pássaros, riachos, trovoada).


Orlandina Carreira

Educadora de Infância
JI do Alto do Moinho

Sem comentários: