quarta-feira, 31 de outubro de 2012

As Bibliotecas Escolares de Corroios saíram à rua


video

No dia 25 de outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços, do Agrupamento de Escolas "O Rouxinol" e da Escola Secundária João de Barros, realizaram com os seus alunos, uma atividade de rua na estação da Fertagus, em Corroios.
Leram-se e declamaram-se poemas de autores portugueses: Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Matilde Rosa Araújo, Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, José Fanha, Augusto Gil e ainda de  alunos do 4º ano.
Dramatizou-se o poema de Cecília Meireles Ou isto ou aquilo, “bailou-se e cantou-se” Baile da Biblioteca, canção do grupo Cabeças no Ar.
Foram expostos alguns trabalhos elaborados em contexto de biblioteca escolar e em colaboração com a sala de aula.
A  população recebeu poemas, postais, marcadores comemorativos, frases alusivas à biblioteca...
As professoras bibliotecárias pretenderam mostrar à comunidade atividades desenvolvidas nas  bibliotecas escolares, com alunos desde o Jardim de Infância até ao 12º ano, no âmbito do apoio ao processo de ensino aprendizagem, que contribuindo para a construção do conhecimento e a formação das  crianças e jovens.
Estiveram presentes: a Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Seixal; a  Diretora da Biblioteca Municipal do Seixal; o  Presidente da Junta de Freguesia; os  Diretores dos Agrupamentos e da Escola Secundária João de Barros; o Coordenador Interconcelhio e uma representante do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.

Sem comentários: