quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Segurança na INTERNET- uma boa prática

Nas escolas da Freguesia Corroios pelo 3º ano consecutivo, os agentes da Escola Segura -PSP, Franclim e Gomes, dedicam-se à formação para o uso seguro da Internet, dos alunos do 3º ano de escolaridade.



Assisti a duas sessões e verifiquei que os alunos participam com muito interesse, nesta atividade de sensibilização. O facto de serem os elementos da Escola Segura, que trabalham com a escola regularmente noutras ações, que são profissionais ligados há segurança dos cidadãos, contribui sem dúvida para o sucesso desta iniciativa.
Os agentes recorrem a uma apresentação em PPT, onde os alunos reconhecem e identificam os símbolos da internet e das redes sociais.
Mostram depois um filme baseado num caso real, de uma aluna sensivelmente da idade deles, onde lhes é explicada a importância da nossa privacidade, como algo precioso que devemos proteger. 

Explicam aos alunos a importância da utilização de um nickname que não os identifique.
Passam depois um filme de vídeo de animação, realizado por alunos do sexto ano, onde familiarizam e explicam o significado dos termos mais utilizados na Internet, (password, palavra-passe, nickmame, cavalo de tróia, warms…). 
A sessão termina com um jogo, para consolidar a aquisição de conhecimentos.
Na despedida os agentes da Escola Segura colocam sempre aos alunos uma pergunta: “quem tem Facebook?” - levantam-se sempre vários braços no ar. O agente coloca uma segunda pergunta: “Quem vos inscreveu no Facebook?”- eles respondem que foi a alguém da família.
Os formadores esclarecem,alertam para um facto muito importante: o uso do Facebook é apenas para jovens com mais de 14 anos!
Perante este cenário eu deixo aqui uma questão: Não deveriam os adultos também ter uma formação de utilizadores, para uso responsável das redes sociais?


Sem comentários: