sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Estação do Livro 13 - HORA DO CONTO:Os Barrigas e os Magriços

 Hoje tivemos na Biblioteca Escolar uma atividade promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal, no âmbito da Estação do Livro 2013.
A Susana e a Luísa trouxeram-nos na HORA DO CONTO, Os Barrigas e os Magriços um conto escrito por Álvaro Cunhal, com lustrações dos alunos do pré-escolar das escolas do Fojo, Quinta do Amparo e Major David Neto
O conto infantil “Os Barrigas e os Magriços” foi escrito por Álvaro Cunhal, num tempo em que, apesar de se encontrar fisicamente debilitado, falho de vista, teve força, vontade e o talento para, a pedido de um grupo de professores, imaginar um Portugal de Abril contado às crianças e graúdos.
Os Barrigas e os Magriços” pretende retratar figuras de um país antigo, com desenhos simples, em língua miúda que desafia a memória e a imaginação.

Este conto infantil que narra a história sobre os acontecimentos que levaram ao 25 de Abril. Conta a história dos Magriços – personalizam as classes mais desfavorecidas, que levavam uma vida de miséria e eram explorados, perseguidos e oprimidos pelos Barrigas, que representam a classe opressora que controlava o poder.

Esta história conta a luta travada pelos Magriços, que cansados da opressão e da fome, resolveram tomar o poder nas mãos e criar uma sociedade mais justa e mais solidária. Relata a busca de liberdade e a batalha pela partilha justa dos meios de produção.


Nota bibliográfica da obra: CUNHAL, Álvaro (2009).Os Barrigas e os Magriços. Portimão: Junta de Freguesia de Portimão.

Autor
Álvaro Barreirinhas Cunhal nasceu em Coimbra a 10 de Novembro de 1913. Líder histórico do Partido Comunista Português, desempenhou funções de Secretário- geral durante 31 anos. Ficou conhecido pela sua dimensão política, revolucionária, intelectual e humana, destacando-se na história do século XX na luta, ao lado de outros resistentes anti-fascistas, contra a ditadura e o fascismo. Esteve preso por três vezes. Morreu a 13 de Junho de 2005.

Fonte: Biblioteca Municipal do Seixal 

Sem comentários: