quarta-feira, 9 de abril de 2014

Educar para a Cidadania: Os Direitos da Criança – Vamos tecer uma rede de afectos?

As turmas do 3º ano da EB do Alto do Moinho e da EB Qtªda Cabouca, participaram nas sessões Educar para a Cidadania: Os Direitos da Criança – Vamos tecer uma rede de afetos? promovidas pelo Instituto de Apoio à Criança em articulação com a Biblioteca Escolar e dinamizadas pela prof. Cláudia Outeiro.
Pretende-se com estas ações projetar infâncias conhecedoras dos seus Direitos e Deveres, para que se possam apropriar deles à luz dos seus contextos de vida e dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Durante as duas sessões realizadas com cada turma, foram desenvolvidas atividades, que permitiram aos  alunos conhecer de uma forma lúdica, além  dos Direitos das Crianças; compreender a importância de proteger e ser protegido; perceber a identidade individual, promovendo o respeito pelas diferenças individuais; distinguir o que é essencial existir numa casa para se viver/sobreviver com dignidade; sentir  as dificuldades de uma criança deficiente; aprender a valorizar a importância da família e o respeito entre os seus membros; reconhecer a importância da escola na construção da pessoa e compreender por que razão algumas crianças não vão à escola; estimular a vontade de ajudar quem precisa; compreender que todas as crianças têm os mesmos direitos e por último, fomentar a cooperação/solidariedade entre as pessoas.
Fonte: IAC

Sem comentários: