quarta-feira, 8 de junho de 2016

Projeto "A Escola e o mundo da água"-3ºC

Visita ao Moinho de Maré de Corroios

No dia 28 de outubro fomos ao Moinho de Maré de Corroios e quando lá chegámos fomos recebidos e guiados por uma senhora chamada Ana. A Ana apresentou-se e depois perguntou se sabíamos quem tinha mandado construir o Moinho e levou-nos até uma pintura de D. Nuno Álvares Pereira e disse que tinha sido ele. Depois, mostrou-nos a plataforma onde vão as cadeiras de rodas mas explicou que antes havia uma porta que tinha sido retirada para alargar o Moinho, pois ele era mais pequeno. Vimos um teatro de fantoches com as personagens Perna-Longa, uma das aves que habita no Sapal de Corroios, uma menina e o seu avô e claro o Nuno Álvares Pereira. Ficámos surpreendidos porque quem mexia aquelas personagens todas e fazia as falas era a Ana.
Estava ao pé de nós um senhor que toma conta do Moinho e que nos deixou mexer na farinha e noutros cereais. No fim lanchámos e vimos um filme sobre o funcionamento dos Moinhos de Maré. Gostei muito desta visita.

Rita Castelo

3ºC

As Poças de maré


No dia 30 de setembro fomos à praia de São Pedro do Estoril fazer uma visita às poças de maré. Saímos da escola com os professores, auxiliares e a turma do professor João.
No inicio o João e a Sandra, os senhores que nos acompanharam, estiveram a ensinar-nos o que sabiam sobre os animais do mar e sobre os que estavam agarrados nas rochas. Tivemos de atravessar as rochas para chegarmos às poças e formamos dois grupos. Havia um grupo que ia com a Sandra e o outro com o João. O João pegou em alguns animais e nós conseguimos ver os búzios, os caracóis, os caranguejos, as estrelas do mar, os mexilhões, as anémonas e várias espécies de algas. De repente a maré começou a encher e tivemos de nos despachar para não ficarmos molhados. Viemos então embora e chegámos à escola a tempo do almoço.

                                                                        Sofia Serra
                                                                        3º C

Sem comentários: