quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

“Leitura em vai e vem” - PNL

As crianças tornam-se leitoras ao colo dos pais – Emilie Buchwald



Iniciou-se este ano no Jardim de Infância do Alto do Moinho, o Projecto de Promoção de Leitura em Família, “Leitura em vai e vem”inserido no Plano Nacional de Leitura.
Em reunião de pais no início deste mês as educadoras divulgaram o projecto e os materiais concebidos com o objectivo de promover a leitura no Jardim-de-infância em parceria com a BE e o seu prolongamento na família.
Como funciona?
A criança é acompanhada pelo elemento familiar até à BE onde escolherá o livro, que depois de requisitado transportará na mochila para “ler a par” em casa.
Material:
• Mochila (1/ grupo de 5 crianças);
• Marcador de registo dos livros lidos a expor na sala do JI;
• “Ficha de registo de leitura” – a preencher com a família;
• Ficha de requisição do livro da BE.
Novos Livros
A BE tem adquirido novos livros, adequados a esta idade com o objectivo de desenvolver este projecto.



PRIMEROS CONTACTOS COM A LEITURA: LER SEM SABER LER

São inúmeros os autores, que asseguram a importância do papel assumido pela leitura de contos no desenvolvimento da alfabetização emergente das crianças, e mantêm é desejável que esta aproximação aos contos tenha início em idades muito tenras.
Os livros e as histórias contribuem para potenciar o importante processo de pré-leitura no qual se encontram as crianças antes de aprenderem a ler. O adulto e, em especial, os pais, assumem um papel primordial na contribuição da criação, fomentação e consolidação do hábito e gosto pela leitura por parte dos seus filhos.
Não há dúvida que o espaço familiar é um contexto idóneo para incutir valores sociais e hábitos culturais, e oferece possibilidades inigualáveis que contribuem para o processo de criação de leitores. Apresentar a leitura sem obrigações nem exigências, como algo que se desfruta durante o tempo de ócio, algo que, através da palavra, reforça os afectos e convida a partilhar emoções.

Fonte:Dolores González López-Casero
Congresso Casa da Leitura
Fundação Calouste Gulbenkian-2009

Sem comentários: