terça-feira, 14 de abril de 2009

O Sonho de Mariana

Iniciei hoje a leitura do livro "O Sonho de Mariana", com os alunos do 2º ano, no âmbito das II Olimpíadas da Leitura do Agrupamento.
Adoro ler em voz alta para os alunos,e sei modéstia à parte, que eles também gostam de me ouvir...observar as suas caras durante a leitura e a participação empenhada ao dizerem as palavras mágicas do texto foram uns momentos muito gratificantes para iniciar este 3º período.


Autor:António Mota
Ilustradora:Danuta Wojciechowska

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.

Mariana conta um sonho a seu irmão Pedro. Nesse sonho, Pedro e Mariana, um pássaro maravilhoso e o avô vão entrar numa aventura extraordinária, à qual não faltam palavras mágicas...



________________________________________________________________________________________
A apresentação de "O Sonho de Mariana" desperta uma certa sensação de conforto e de intimidade, suscitada pela pequena almofada, também ela ilustrada, que acompanha o livro. Trata-se de uma história breve, na qual o real e o onírico se mesclam. Este sonho que Mariana conta ao irmão Pedro consiste precisamente na ficcionalização do ciclo da água, através do recurso imaginário a uma viagem maravilhosa promovida por um estranho pássaro, também ele maravilhoso, um percurso que principia nas nuvens e no cume de uma montanha e termina na foz de um rio. Composto num discurso verbal e pictórico bastante apropriado a um destinatário infantil, este é um livro que guarda uma narrativa graficamente muito apelativa, representando um meio divertido não só de efabulação, mas também de contacto com as ciências naturais. | Sara Reis da Silva
Fonte: Casa da Leitura

Sem comentários: