quarta-feira, 15 de abril de 2009

Semana da Leitura 2009

No âmbito da Semana da Leitura 2009, realizaram-se actividades que envolveram todas as turmas da EB1/JI do Alto do Moinho.
Os pais e outros familiares foram convidados a participar apresentando um livro, contando uma história, lendo a par com o aluno, ou dinamizando outra actividade decorrente do livro e da leitura. Houve muitas histórias, poesia, dramatizações, música, ...e muita animação.
Tivemos Leitura em vários sotaques – em galego, em castelhano e em crioulo.
O escritor/ilustrador Pedro Leitão veio até à BE para duas sessões com as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º ano.Foi muito interessante, pelo facto de ser um bom contador de histórias e ter despertado o entusiasmo dos alunos ao desenhar e ao autografar os livros de forma personalizada.
Estiveram expostos desenhos, textos e trabalhos de cerâmica realizados no âmbito dos ateliers promovidos pela Fundação José Saramago “A Maior Flor do Mundo”, trabalhos decorrentes da leitura de vários livros de António Torrado e ainda a exposição do projecto do PNL , desenvolvido pelo Jardim de Infância “Leitura em vai e vem”.
Iniciámos o “Livro Andante” com as turmas do 4º ano,tendo depois o livro seguido para outras escolas: EB1 Vale de Milhaços, Eb1 Nuno Álvares Pereira e EB1/JI do Miratejo.Os alunos ilustraram a parte da história que construíram tendo sido escolhidos dois desenhos por turma. O Livro Andante regressará depois de publicado pela Câmara Municipal do Seixal
Oferecemos marcadores comemorativos.

Realizarámos inquéritos aos participantes e aos docentes para avaliar e registar a iniciativa e concluimos que A SEMANA DA LEITURA 2009 decorreu conforme o esperado, foi gratificante para os alunos e os dinamizadores. Como alguns pais e encarregados de educação referiram, é importante a sua participação em actividades na escola. Verificámos através dos inquéritos, que houve alguma preocupação da sua parte na selecção das obras apresentadas.
A Leitura em vários sotaques foi do agrado dos alunos e despertou-os para outras línguas e outras culturas.
São de louvar o empenho e o esforço que os docentes têm colocado na implementação e desenvolvimento do PNL e na realização nas salas de aula de mais uma iniciativa da Semana da Leitura.
Toda a comunidade educativa está consciente da importância que tem o envolvimento e participação das famílias nesta iniciativa e do quanto ela pode significar para o desenvolvimento da literacia e do gosto pela leitura e pela escrita nos nossos alunos.

Sem comentários: