sábado, 6 de junho de 2009

Referências à Biblioteca Escolar nos novos programas de Língua Portuguesa para o ensino básico

Foi homologada pelo Ministério da Educação a proposta do novo programa de Língua Portuguesa para o ensino básico. Neste novo programa há muitas e importantes referências à Biblioteca Escolar e ao papel que esta desempenha na escola e na relação com a Língua Portuguesa. Uma colega fez o trabalho de evidenciar essas referências à Biblioteca

Referências à Biblioteca Escolar nos novos programas de
Língua Portuguesa para o ensino básico
1º CICLO

“1.5.1.2 A escola deverá dar ao material escrito um estatuto de especial relevo, não apenas no que diz respeito à sua quantidade e variedade, mas também no que toca à sua visibilidade, assumindo aqui uma importância fundamental os materiais expostos com o objectivo de informar e de divulgar. Nesse sentido um dos recursos a potencializar é a biblioteca escolar, actualmente inserida em centros de recursos equipados com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Estes espaços devem constituir-se como pólos dinamizadores de actividades que envolvam toda a escola, esperando-se que desempenhem um papel relevante no que respeita à promoção da leitura, resultando em
mais e melhores leitores. Tendo em conta a idade dos alunos, o envolvimento das famílias neste tipo de projectos ajuda a fomentar a criação de hábitos de leitura.
A propósito da dinamização da biblioteca, as informações disponibilizadas pelo Plano Nacional de Leitura podem ser de grande utilidade. Outra área onde se espera que a biblioteca – como a escola em geral –desempenhe um papel relevante é a da implementação do uso das TIC, tendo em vista a criação de hábitos de pesquisa e o desenvolvimento de competências que permitam a todos aceder à informação em diferentes suportes e linguagens. No que respeita ao acesso à Internet, os alunos terão de aprender, desde cedo, regras básicas de segurança e de comportamento ético, principalmente no que diz respeito às questões de autoria da informação. “ ( pág. 67)

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