terça-feira, 4 de maio de 2010

Semana Nacional de Leitura 2010

A Semana Nacional de Leitura 2010 decorreu na nossa escola de 1 a 5 de Março, tendo como objectivo incentivar o prazer de ler entre crianças e jovens.
No dia 1, iniciámos a Semana da Leitura em todas as escolas do agrupamento, com a actividade 10 minutos de leitura.
Toda a comunidade educativa parou para ler durante 10 minutos de manhã e à tarde. Um toque de campainha marcou o início.
Foram muitos aqueles que a câmara da Biblioteca apanhou a Ler!




As famílias foram mais uma vez convidadas, para virem à escola partilhar leituras. Alguns dos participantes já o fazem pelo 4º ano consecutivo.
Contámos com 108 pais, mães, avós,tios, irmãos mais velhos, que apresentaram actividades muito enriquecedoras: leitura de um livro, leitura a par com o aluno, dramatizações, teatro de fantoches, visionamento de filme,histórias em ppt, trabalhos de expressão plástica, confecção de um bolo...
Os participantes preocuparam-se em escolher livros de literatura infanto-juvenil, de autores conhecidos, sendo alguns pertencentes ao PNL.
Os alunos gostaram muito das actividades realizadas pelos familiares durante a Semana da Leitura.
Outras actividades:
Encontro dos alunos do Jardim de Infância com o músico Gonçalo Amaral autor do CD áudio do livro “Canta o Galo Gordo” da autora Inês Pupo.
Sessão para pais e professores: Se fosse possível recuar no tempo, 15 ou 20 milhões de anos, como seria esta região, onde hoje vivemos? O prof. Manuel Lima esteve presente no dia 12 de Março à noite na nossa escola, para explicar tais factos, através da projecção de imagens e de palestra. Estiveram presentes pais, docentes, amigos e alguns alunos, tendo a sessão sido bastante esclarecedora. No final o autor autografou o seu último livro.
Pais aprendem a contar histórias- Conversa à roda dos livros para crianças, com Susana Filipe da Biblioteca Municipal do Seixal-realizaram-se duas sessões na Biblioteca Escolar muito práticas e que foram do agrado de todos os pais e docentes.
A Biblioteca Escolar agradece a todos os intervenientes na Semana da Leitura 2010 o excelente contributo que deram na promoção da leitura nos alunos desta escola.
Juntos conseguiremos, incutir-lhes o gosto pelo Livro e pela Leitura!

Sem comentários: