terça-feira, 29 de novembro de 2016

Estação do Livro 2016 - Conto Tradicional



Conto tradicional - António Fontinha.
Mais uma vez a Biblioteca Escolar teve a honra de receber o excelente contador de histórias António Fontinha no âmbito da Estação do Livro, que também continua a preservar e a partilhar os contos da nossa tradição oral.
Participaram nesta atividade os alunos de 2 turmas do 4º ano.



Quem é o Contador de Histórias Antonio Fontinha?

António Fontinha nasceu em Lisboa, em 1966, e viveu em Angola até 1974. Concluiu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1985/86), trabalhou como ator em diversas produções e em 1992 começou a contar histórias no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô. É um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal e vive exclusivamente de contar histórias desde 1995. Dinamizou milhares de sessões de contos e trabalhou para os mais diversos públicos por todo o país. Fora de Portugal contou em Espanha, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, França, Argentina e Bélgica.

A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela, em 1997 e os Contos Tradicionais da Região do Entre Douro e Vouga pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, em 2006.

1 comentário:

Unknown disse...

Tivémos o prazer de conhecer o contador de histórias António Fontinha, este verão, no Rio de Contos (Laranjeiro),onde participou em contos a dois com a também excelente contadora de histórias Ana Sofia Paiva. São ambos excelentes!

Helena Silva (e Alexandre Alemán, 1º ano)