terça-feira, 11 de novembro de 2008

Actividades no mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Conhecer/ relembrar a BE/CRE

Sessão de recepção a cada turma, para conhecer/relembrar as regras, a organização, Incentivar a leitura e divulgar a BE/CRE.

Hora do conto:

“A menina que detestava livros” de Manjusha Pawagi

A menina que detestava livros, obra de estreia da indiana Manjusha Pawagi, é uma narrativa cujo tema anda à volta do gosto (ou da falta dele) pelos livros e pela leitura. Mina, a protagonista, detesta livros exactamente porque vive rodeada deles. Contudo, quando as personagens das histórias infantis acidentalmente saem dos livros a que pertencem, a menina vai ter que as ajudar, descobrindo a sua origem. Narrativa metafórica sobre a descoberta do prazer da leitura, o livro conta ainda com ilustrações que dão conta a forma como as personagens lidam a presença dos livros nas suas vidas, representando os momentos cruciais da intriga de final feliz.
Leitura em voz alta para os alunos da pré, do 1º ano e do 2º ano de escolaridade


“Ler doce Ler” de José Jorge Letria

Verdadeiro elogio aos livros e à leitura, o texto de José Jorge Letria parece funcionar como homenagem do autor a um dos seus grandes prazeres. Através do texto poético e das suas principais características (rima, ritmo, paralelismos, jogos de sonoridades) é recuperada uma história pessoal dos livros e da leitura, dando conta dos elementos que os integram, das personagens que os habitam, dos cheiros e da magia que os percorrem, assim também como daquilo que eles proporcionam a quem se deixar seduzir. As ilustrações de Rui Castro, fiéis ao estilo e linguagem do autor, captam os principais elementos simbólicos associados ao livro, recriando os mundos possíveis que cada livro pode criar e sugerir. Leitura em voz alta para os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade

  • Iniciámos a Requisição domiciliária com novos Cartões de Leitor para todos os alunos.

  • O “Clube de Leitores" com as duas turmas do Jardim de Infância também começou e os sacos com os livros já circulam pelas casas dos nossos leitores mais pequenos.

Sem comentários: