segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Encontro com o Escritor José Fanha


Os encontros de escritores com o público infantil, em escolas e bibliotecas, constituem uma das
actividades de promoção de leitura mais frequentes nos dias de hoje. No passado dia 21 de Novembro, na BECRE da EB1/JI – Alto do Moinho, realizou-se um encontro com o escritor José Fanha na presença dos alunos do 4ºano que lhe prestaram uma homenagem cantando um dos seus poemas do livro “Cantigas e cantigos”, musicado pela professora da AEC de música Simone Fragoso. Estes alunos, com a orientação dos seus professores, analisaram alguns textos da sua obra e realizaram trabalhos de expressão plástica e de expressão escrita inspirados nas histórias do autor. Assim, os alunos do 4º ano seleccionaram “A noite em que a noite não chegou”, “Cantigas e cantigos”, “Zulaida e o poeta e outras histórias”, “O dia em que o mar desapareceu” e “O dia em que a Mata ardeu”.A maioria destes trabalhos teve um lugar de destaque na biblioteca, onde foram expostos de modo a criar todo um ambiente de boas-vindas ao autor.
No decorrer do encontro, José Fanha, começou por dizer que a Escola era especial, na medida em que o poeta referiu que esta era “Uma Escola com Alma”.

Depois de feita a homenagem, foi a vez de José Fanha celebrar o seu público que esperava, com alguma ansiedade por ouvir as suas histórias. Cumprimentou os presentes com dois poemas de Cécilia Meireles; As Meninas, A Língua do nhem a estes seguiram-se alguns excertos do livro “O Diário de um Rapaz já Crescido” e um poema do livro “Cantigas e Cantigos”. De seguida, contou a história do seu mais recente livro “Os sapatos do Pai Natal”.

O público estava atento e ansioso para colocar as questões que tinham preparado, questões essas, às quais José Fanha respondeu de forma atenciosa e entusiasta deixando escapar alguns segredinhos.

Para finalizar, sem pretendendo um adeus que nos distancie, deu-se a sessão de autógrafos, levando cada um de nós, consigo, um mimo para casa.

Mara Pena, mestrando em Promoção e Mediação da Leitura, pela ESE João de Deus.

E-mail : marasusana8@gmail.com

2 comentários:

Cris disse...

Este encontro com o escritor José Fanha marcou os alunos que, depois lerem algumas das suas obras, puderam conhecê-lo e colocar-lhe questões. o alunos acharam-no muito simpático e divertido.
Que continuem estes encontros com escritores, que tanto motivam os nossos alunos para a leitura!
Cristina Pimenta

PB - Zélia Pereira Santos disse...

Após a visita à nossa escola José Fanha escreveu no seu blog.