quarta-feira, 11 de maio de 2016

Feira de Projetos Educativos 2016

feira de projetos












A Feira de Projetos Educativos que decorreu entre 4 e 7 de maio, constituiu uma mostra dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelas escolas, alguns em parceria com a autarquia, assinalando os 40 anos da Constituição da República Portuguesa. 
A feira constituiu um espaço de convívio e de partilha, com várias atividades a decorrer em simultâneo.

A EB Alto do Moinho participou na Feira de Projetos Educativos, tendo apostado na divulgação dos trabalhos de cerâmica, realizados pelos alunos nas aulas com a ceramista Anabela Camelo em trabalho colaborativo com sala de aula, no âmbito de vários projetos inseridos no PAA do Agrupamento.


Wook.pt - Lá Fora

4ºA – “Pensar nas nossas atitudes, é pensar no nosso futuro!”
Este trabalho foi realizado pelos alunos, depois de na sala de aula, terem aprofundado o currículo com pesquisas sobre a preservação ambiental, e efetuado observação do meio local, com objetivo da melhoria de atitudes ambientais.
No Laboratório da escola realizámos algumas experiências.
Livro: "Lá fora- Guia para descobrir a natureza" de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho



4ªB - Projeto "À volta da água"

Este projeto está inserido no PAA do Agrupamento. Teve início com a leitura do conto "Castigo de Sal" do livro "Lendas do Mar" de José Jorge Letria.
Foi desenvolvido em parceria pela professora titular de turma e a ceramista Anabela Camelo.
Os alunos foram ao laboratório fazer experiências para verificar as alterações da superfície da água, quando sujeita a uma ação: pingo de água, vento, oscilação...
Depois em desenho fizeram um estudo da textura da água e posteriormente nas aulas de cerâmica modelaram.


4ºC - Projeto "À volta da água"

Este trabalho surgiu no âmbito do estudo realizado na disciplina de Estudo do Meio- História de Portugal.
Os alunos aprofundaram conhecimentos relativamente aos Descobrimentos Portugueses, e ao episódio do Cabo Bojador.
Após o estudo em desenho, elaboraram o painel em cerâmica.



4ºD - "O Beijo da Palavrinha"

Os alunos leram o livro "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto, obra indicada no Programa e Metas Curriculares de Português e no Plano Nacional de Leitura.
Após a leitura, os alunos exploraram a obra e realizaram atividades interdisciplinares. Para terminar desenharam e pintaram o painel de azulejos, num trabalho colaborativo da professora titular de turma e da ceramista.


25 de Abril de 1974 a Revolução da Liberdade 40 anos depois!

Expusemos ainda o trabalho realizado, em 2014 no âmbito do concurso promovido pela Câmara Municipal do Seixal, 25 de Abril de 1974, a Revolução da Liberdade 40 anos depois, nas modalidades de escultura e de texto.




Das poças de maré aos fosséis!

Atividades realizadas no âmbito da disciplina de Estudo do Meio. 


Os alunos visitaram as poças de maré, recolheram materiais que observaram com a docente titular de turma no laboratório.  
Pesquisaram no livro "Descobrir as poças de maré" de Ana FerreiraMike Weber e Assunção Santos e leram a "Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner. 
Para terminar nas aulas de cerâmica experimentaram fazer fósseis.

O mau tempo que se fez sentir durante o evento, dificultou as visitas à exposição e cancelou a atividade proposta pela Biblioteca Escolar,  Hora do Conto prevista para a tarde do dia 7 de maio.

Sem comentários: