sexta-feira, 6 de maio de 2016

KID´S GUERNICA - A Paz e os valores de Abril- II

O desenvolvimento do projeto!

 A Biblioteca Escolar em parceria com os docentes titulares das turmas do 4º ano de escolaridade, Mª do Rosário, Mª João, Mário Janeiro, Carla Pimpão, a ceramista Anabela Camelo e a Susana Silva coordenadora das Atividades de Tempos Livres (ATL), da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB Alto do Moinho (APEEAM), decidiram participar no projeto Kid´S Guernica, dado que o incentivo à criação artística, enquadra-se no tema do Plano Anual de Atividades para o presente ano letivo “Unidos, desenvolvemos talentos!”.
 Relativamente ao desenvolvimento do tema do projeto “A Paz e os valores de Abril”, permitiu a alunos e docentes articular os currículos, com os parceiros e aprofundar a reflexão histórica sobre o antes e o depois da Revolução dos Cravos, a Constituição da República Portuguesa que este ano comemora 40 anos da sua entrada em vigor e a luta do povo português pela Paz e pela Liberdade.
  A Biblioteca Escolar calendarizou sessões com as quatro turmas, para apresentação do projeto aos alunos e para estudar o tema.
    Começámos por  visualizar, contextualizar a nível  histórico e analisar detalhadamente o quadro Guernica de Pablo Picasso, em imagem e em 3D. Os alunos observaram, refletiram e partilharam opiniões sobre a obra.

  Exploramos depois o PPT “Era uma vez em Abril…” . Refletimos, debatemos sobre Revolução dos Cravos e partilhamos informação e  vivências recolhidas junto das famílias.



 Os alunos e os docentes puderam visitar a Exposição que nos foi cedida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), “Construir a Paz com os Valores de Abril”, e aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Tendo a Biblioteca Escolar organizado visitas guiadas das turmas, nas quais foi possível aos alunos expressarem-se criticamente sobre temas da atualidade e estabelecer analogias sobre acontecimentos da nossa história ou leituras.



Para consolidar ideias organizámos um PPT com os assuntos abordados.

Finalmente os alunos passaram à expressão plástica, desenharam e pintaram utilizando os materiais enviados pela AMRS para elaborar os trabalhos que foram enviados para candidatura:









Sem comentários: