quarta-feira, 4 de maio de 2016

Projeto Kid’s Guernica - A Paz e os Valores de Abril- I


A Associação de Municípios da Região de Setúbal informou os participantes da deliberação do Júri, para a 5ª Edição do Projeto Kid’s Guernica, e que será com prazer, que procederá à publicação do livro desta Edição, com o intuito de preservar a experiência enriquecedora que o Projeto Kid’s Guernica representa, para a Região de Setúbal. 

Foram 600 os trabalhos, que envolveram 3170 alunos de 32 escolas  da Península de Setúbal.

Não fomos a escola vencedora, mas ganhámos na qualidade do conhecimento adquirido, através da pesquisa, da partilha de saberes, dos debates, da reflexão que efectuámos sobre o tema, que decorreram na biblioteca escolar e na sala de aula. 
A expressão plástica surgiu depois.
O projeto foi desenvolvido pela biblioteca escolar em parceria com os docentes titulares de turma e com a ceramista.
Foi muito bom participar!

PARABÉNS a todos os alunos do 4º ano, que tão bem sabem desenhar e pintar!


Foram estes os trabalhos que enviámos:
A REVOLUÇÃO DA HARMONIA”

Realizámos este trabalho porque queríamos demonstrar o quanto foi importante a Revolução de 25 de Abril de 1974, para o nosso país: acabou a guerra colonial, os direitos humanos são respeitados, já não existe ditadura.
Desenhámos uma pomba para representar a Paz, a Bandeira Nacional para demonstrar o respeito por Portugal de todos os portugueses.
Os tanques no dia 25 de Abril saíram à rua, mas não dispararam, foi apenas uma maneira de intimidar os ditadores.
A casa com duas pessoas com o poster a dizer Liberdade, representam o valor mais importante conquistado em Abril de 1974.
Sem Liberdade também não haveria Paz.
Pintámos com lápis de cor porque o desenho tem muitos pormenores e foi mais fácil, para nós.
As cores utilizadas são alegres para festejar o acontecimento: “25 de Abril de 1974”.
“OS NOSSOS DIREITOS”

Desenhamos este trabalho porque o povo português antigamente não tinha Liberdade, e as pessoas não podiam falar umas com as outras na rua.
Representámos pessoas jovens que estavam a lutar pela Liberdade: ceifeiras, trabalhadores que não estavam satisfeitos, pessoas que queriam ganhar mais salário.
As pombas simbolizam a Paz e os cravos que levam no bico o 25 de Abril de 1974, o dia em que acabou a ditadura e a guerra colonial.
O título do trabalho foi escolhido, porque temos o direito de nos manifestarmos e de expressarmos os nossos sentimentos.
Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas, porque ganhámos a Liberdade e estamos a festejar o 42º ano da Revolução dos Cravos e o 40º ano da Constituição da República Portuguesa.

“O Mundo com Justiça”

Escolhemos este título porque todo o Mundo precisa de Justiça, de Paz e Liberdade.
Desenhamos uma menina e uma pomba porque pensamos nas pessoas que não têm abrigo e passam os dias tristes e sozinhas.
Representámos a palavra Vitória, porque a Liberdade venceu e as palavras Liberdade, Amor, Justiça, Paz, porque são palavras importantes para a Democracia.
Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas.
“Juntos, mantemos a Paz”

Desenhámos uma manifestação a comemorar o dia 25 de Abril de 1974, pois foi um tempo muito importante para os portugueses, a partir daí começou a haver Liberdade em Portugal.
A pomba significa a Paz que há em Portugal e de que toda a gente gosta.
A menina que voa na pomba simboliza as crianças que querem e apoiam a Paz em todo o Mundo.
Os cravos vermelhos são um elemento fundamental da Revolução do dia 25 de Abril de 1974.
Todos os seres humanos independentemente do que são, das suas ideias políticas, das suas religiões, merecem a Paz e a Liberdade, que são as melhores coisas do Mundo!
Pintámos as letras da palavra Liberdade com vermelho porque simboliza o sangue das pessoas que morreram pela nossa Liberdade e das quais nos lembrámos quando estávamos a pintar.
Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas.
“Estamos a voar para a Liberdade alcançar”

Neste trabalho desenhámos os meninos que estavam a tentar fugir da guerra para alcançar a Paz.
A pomba com a Bandeira Nacional quer garantir a Paz em Portugal e que a Constituição da República Portuguesa, que faz 40 anos seja aplicada e respeitada.
O mapa do Mundo aparece dentro da letra P da palavra paz, porque deveria haver Paz em todo o Mundo.
O cravo representa a Revolução do 25 de Abril de 1974, que foi pacífica, das espingardas só saíram cravos e aqui simboliza também a bandeira da Paz que todos querem.
Pintámos o fundo com cores vivas para realçar os desenhos, nos quais utilizámos cores bonitas porque no dia 25 de Abril de 1974 houve muita alegria.
Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas.


“Todos querem a Paz que existe em Portugal”

Desenhámos a Pomba com o capacete para representar a Paz e o 25 de Abril de 1974.
O capacete militar recorda o dia da revolução dos Cravos, em que os militares estavam na rua e todas as pessoas se sentiam em segurança.
A Pomba leva no bico um ramo de oliveira, símbolos da Paz.
A bandeira com a palavra Paz é o nosso desejo que a Paz se mantenha em Portugal.
As mãos simbolizam a vontade de todos independentemente da cor da pele, da religião, da raça, da ideia política, que defendem a Paz que existe em Portugal.
Os cravos representam a Revolução de 25 de Abril de 1974, que todos os anos comemoramos, porque foi um acontecimento muito importante, para o nosso país e que não podemos esquecer.
Utilizámos a cor amarela de fundo para realçar o trabalho.
Pintámos a Paz de azul porque é a cor da bandeira da ONU (Organização das Nações Unidas), que pretende manter a Paz no Mundo.
Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas.


“Os cravos e a Liberdade no Mundo”

Neste trabalho queremos dar valor à Paz em todo o Mundo, mas principalmente no nosso país.
Também celebrar o 40º aniversário da Constituição da República Portuguesa (1976-2016).
O cravo vermelho simboliza a Liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974, com a Revolução dos Cravos.
Lembrámos os valores de Abril: Paz, Fraternidade, Democracia, Cultura, Educação, Respeito, Igualdade, Direitos humanos, Direitos da Criança.
Utilizámos o verde de fundo para representar a esperança, o amarelo para destacar o nosso país, o vermelho porque simboliza o sangue derramado pelos portugueses, que lutaram pela independência nacional, presente na Bandeira Nacional e na cor dos cravos de 25 de Abril de 1974.

Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas.

“A Paz”

Chamámos-lhe “A Paz” porque estão todos a conviver, não há brigas, têm liberdade, estão felizes, e respeitam-se uns aos outros.
Desenhámos cravos porque representam a Liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974. A pomba branca por ser o símbolo da Paz.
Os meninos e as meninas antes do 25 de Abril, não podiam estar juntos na mesma escola, por isso desenhámo-los juntos, felizes a conviver.
A palavra Democracia está destacada, porque a ditadura acabou e a Democracia teve início.
Aparecem palavras importantes soltas: Paz, Alegria, Liberdade, Amizade, Harmonia, Vontade, Paixão, Amor, Felicidade, porque significam a Democracia.
O Sol aparece porque é a alegria de todas as crianças!
Usámos tintas acrílicas e lápis de cores vivas.


Sem comentários: