quarta-feira, 12 de outubro de 2016

20 anos RBE, Testemunhos escritos

testemunhos
Foi muito significativa a resposta dada a este desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, que agradece e valoriza o envolvimento de todos nesta demonstração de como as bibliotecas escolares tocam as suas vidas!
Aqui publico os testemunhos selecionados, relativos à comunidade educativa da EB do Alto do Moinho, após a proposta lançada pela Biblioteca Escolar partilhados pelos dos docentes titulares de turma.
Obrigada!

A biblioteca teve um papel fundamental na minha vida escolar. Há 20-25 anos atrás o acesso à informação não era tão facilitado como nos dias de hoje. Não havia internet em casa da maior parte das famílias e eu não tinha acesso a muitos livros. Os meus não pais nem sempre tinham resposta para todas as questões que eu lhes colocava.
A biblioteca sempre foi para mim um espaço de descoberta onde eu me resguardava, sempre que não tinha aulas, durante o período de recreio quando chovia ou depois da hora de almoço para ler livros novos, fazer trabalhos de grupo, ler revistas e fazer pesquisas para trabalhos da escola.
O meu primeiro contato com um computador foi na biblioteca da escola! Nem parece verdade, mas é...!
Nos dias de hoje o acesso à informação é mais rápido, mas nem por isso se pode menosprezar a importância da biblioteca na escola. Nada substitui o momento de lazer e busca de informação que uma criança tem neste espaço.
A biblioteca é comunitária, é de todos, e é um local privilegiado de partilha e acesso à informação.
O meu muito obrigado ao espaço onde eu cresci, evolui e aprendi muito...até chegar onde estou hoje.
(Mafalda, mãe, EB Alto do Moinho)

A biblioteca é uma forma de nos mostrar os diferentes tipos de literatura, formas diferentes de ver o mundo, o pensamento dos outros e a forma como os outros veem o mundo, apresentam as suas emoções.
A biblioteca também nos apresenta histórias que são intemporais, e que apesar de terem sido escritas há muitos anos, algumas são atuais.
(Patrícia, mãe/ encarregada de educação, EB JI Alto do Moinho




Sem comentários: