segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Projeto “Escovar na Escola”- integrado no Projeto SOBE

No âmbito do  PROGRAMA DE SAÚDE ORAL que tem como principal objectivo reduzir a incidência e a prevalência das doenças orais nas crianças e adolescentes, melhorando conhecimentos e comportamentos sobre saúde oral.
Realizaram-se na Biblioteca Escolar em parceria com a Higienista Oral da Extensão de Saúde do Moinho de Maré, atividades nas quais foram intervenientes as crianças dos dois grupos de Educação Pré-escolar:

- Hora do conto - "Kiko, o dentinho de leite" de Manuela Mota Ribeiro;
-Audição da canção com o mesmo nome;
- Aprendizagem de como escovar bem os dentes e a língua;
- Distribuição dos Kits atribuídos pela Direção Geral de Saúde;
- Apresentação do programa Ecoescovinha.




 Os Ecoescovinhas foram construídos com materiais reciclados nas salas de Educação Pré-escolar pelas crianças, pelas educadoras Rute e Isabel e pelos assistentes. 
O projecto EcoEscovinha é um projecto desenvolvido pela MOMS - Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis, e tem como principais objectivos:
  • Promover a escovagem regular e eficaz
  • Sensibilizar para a troca regular da escova de dentes
  • Mobilizar para a recolha selectiva da escova de dentes para posterior envio para reciclagem e produção de mobiliário urbano.
 Parabéns! Estão muito bonitos.

Os kits são uma ferramenta do SOBE que preconiza a escovagem diária no Jardim de Infância com a colaboração e supervisão das educadoras e assistentes.


“Reforçamos que os kits para a escovagem dos dentes deverão acompanhar os alunos ao longo do seu percurso no jardim-de-infância e no 1º ciclo. Pretende-se que as crianças recebam um kit no ano em que entram para o jardim de infância e recebam outro kit, no ano em que entram para o 1º ciclo. As substituições das escovas e dos dentífricos deverão ser efetuadas pelos pais/encarregados de educação ou encontrada, a nível local, outra alternativa para a substituição desses materiais. Se houver alunos que entrem no JI ou na escola a meio do percurso, haverá a possibilidade de enviarem nova candidatura ao projeto “Escovar na Escola”, sendo possível a atribuição dos kits em falta, sempre que esse material estiver disponível” Direção Geral da Saúde Setembro de 2018

Sem comentários: